sábado, janeiro 01, 2011

128 anos de existência - Breve historial


Sociedade Instrução Musical e Escolar Cruz Quebradense - SIMECQ

Em 9 de Outubro de 1880 um grupo de homens devotados, reconhecendo, como aliás toda a população fixa da Cruz Quebrada, que nem só de pão vive o homem, mas também da cultura e do recreio, formou um pequeno "Grupo Musical SOL E DÓ" e fundou a Sociedade.

Ainda nos tempos da Monarquia, edificou-se a primeira Sede que permitiu o alargamento das Actividades, destacando-se entre elas, uma Banda Filarmónica e o Ensino da Música.

Nas actuais instalações funciona a SIMECQ desde 1919, onde nessa data surgiu um grupo de Teatro, bem como em 1924 o Ensino Regular Oficial

A vertente desportiva foi-se igualmente desenvolvendo ao longo dos tempos, tendo-se iniciado em 1951 com a prática do futebol e em 1952 com o Basquetebol Masculino e, mais tarde, o Feminino. Ao Basquetebol acrescentou-se o Voleibol Feminino, a Pesca,a Canoagem, o Triatlo e o Atletismo.

Com o apoio da Câmara Municipal de Oeiras e do Estado Português ampliaram-se as instalações da Colectividade, tendo sido inaugurado, em 1997, o Pavilhão Polidesportivo.

Em Outubro de 2005, com o apoio do Sr. Presidente da Junta de Freguesia da Cruz Quebrada-Dafundo, retomou-se a actividade das extintas Escola e Banda de Música.

Já a partir de Maio 2009 vai ressurgir o Grupo Cénico da SIMECQ.

A SIMECQ está inscrita, desde 1924, na Federação Portuguesa das Colectividades de Cultura e Recreio, tendo sido freconhecida, por Decreto-Lei de 22 de Maio de 1926, Instituição de Utilidade Pública.

Como reconhecimento do meritório trabalho que a Colectividade tem desenvolvido ao longo dos 128 anos de existência foi-lhe atribuída, em 1935, pelo Sr. Presidente da República, a condecoração do Grão Mestre das Ordens Portuguesas - Grau de Cavaleiro da Ordem de Benemerência. Em 1956, pela Federação das Colectividades de Cultura e Recreio, a medalha de Ouro de Instrução e Arte e pela Câmara Municipal de Oeiras, em 1981, a Medalha de Prata "Bem Fazer".

A Colectividade tem, actualmente, 1005 Sócios.