quarta-feira, setembro 19, 2012

O Aikido

O Aikidô é a arte de neutralizar um ou vários adversários, com ou sem armas, sem magoar ou ferir outrem.
O ensino das projecções, dos movimentos de controlo, e a utilização de armas tradicionais em madeira, são parte essencial da formação técnica dos alunos. A interiorização das técnicas passa pelas noções de "centragem", "alinhamento", corpo orientado e manutenção da consciência sobre aquilo que o rodeia.
A aprendizagem do Aikidô não se destina a fechar ou bloquear as pessoas em aspectos técnicos. As técnicas destinam-se a estudar princípios:
Ai - harmonia
Ki - energia
- Via.
O Aikidô foi criado por Morihei Ueshiba Sensei no Japão.

A prática
Se a prática do Aikidô pode tornar os seus adeptos combatentes convincentes, ela não se reduz no entanto a um método de defesa pessoal.
Perante uma situação de combate ou conflito, o Aikidô privilegia a percepção em vez da robotização. Esta abordagem favorece o sentido da proporcionalidade.
O praticante recebe indicações claras e apropriadas a manter sem esforço a capacidade de tomar decisões rápidas.
Uno nos seus princípios, mas exprimindo-se de várias maneiras, o Aikidô é apreciado por pessoas de feitio muito diferente.
O Aikidô é uma arte marcial que conjuga paz e harmonia. Seguindo um ensino correcto, a falta de auto controlo e excesso de agressividade pode transformar-se em serenidade e energia.

As crianças e o Aikidô
O Aikido para crianças assenta em movimentos harmoniosos com ritmos diferentes que desenvolve na criança um bem-estar que vai ajudar a resolver problemas como a falta de concentração, hiperactividade, agressividade, ansiedade, baixa auto estima e falta de confiança em si própria. Uma parte da aula é dedicada a diversos tipos de jogos.
A prática da disciplina é orientada para a aprendizagem dos limites de cada um (e da segurança do grupo) duma forma integrada.
 
A "Associação Portuguesa de Aikidô e Disciplinas Associadas" - APADA
A "APADA" foi criada em 1975, na altura em que o Aikidô não estava tão desenvolvido como agora. Hoje em dia, existem vários grupos, "estilos" ou "escolas" que estão organizados em associações autónomas. A "APADA" segue o ensino de Mitsugi Saotome Sensei, mestre de origem japonesa, naturalizado americano e que vive actualmente na Florida. Como organismo sem objectivo lucrativo, a APADA procura divulgar e organizar o Aikidô no nosso país.